Serra do Cipó

Cachoeira Véu da Noiva

Serra do Cipó

A Serra do Cipó fica na região sul da Serra do Espinhaço e é considerada uma das principais regiões turísticas de Minas Gerais, a 90 km da capital mineira. Marcada por rochas arenosas, a região se encontra no divisor de águas entre as bacias dos rios São Francisco e Doce.

Com uma das maiores diversidades de flora e fauna do mundo, inclusive de espécies ameaçadas de extinção. A região abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó, que tem por objetivo proteger e preservar esse patrimônio natural. O parque é caracterizado por sítios arqueológicos, cânions, cavernas, cachoeiras, rios, matas, campos rupestres e cerrados.

Bem no alto da serra, um dos pontos turísticos mais visitados, a estátua do Juquinha é uma homenagem feita a um andarilho que vagava por lá colhendo flores e oferecendo aos turistas. O local onde se encontra a estátua, que tem 3 metros de altura, proporciona uma belíssima visão panorâmica de toda a montanha.

Além de todos os atrativos, a Serra do Cipó, concentra grande número de cachoeiras lindas, que recebem e encantam inúmeros visitantes anualmente. Dentre as cachoeiras mais conhecidas estão Véu da Noiva e Cachoeira Grande.

Fotos: Geraldo Rodrigues